Confira dicas de como escolher as fotos do seu álbum de casamento
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Quer ajuda? Solicitar um ORÇAMENTO? Solicite aqui no Whatsapp!
fotografia de casamento
Taynã e Júlio | Um mini wedding iluminado por fortes emoções em Florianópolis
26 de abril de 2016
Trash the Dress
Trash the Dress em São Joaquim – SC | Larissa e Fabiano
10 de maio de 2016
Veja mais

Confira dicas de como escolher as fotos do seu álbum de casamento

fotos de casamento

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância em não abrir mão do álbum de casamento mesmo na era das fotos digitais. O álbum é um registro histórico do início de uma família e é sempre uma grande emoção a experiência de rever as fotos desse dia preparado com tanto cuidado e repleto de amor. Por isso, vale a pena investir tempo e dinheiro na confecção de um álbum elegante, que faça jus a um dos dias mais importantes da sua vida.

Porém, antes de ver o material pronto e mostrar para a família e amigos, os casais passam por um momento difícil e angustiante: o da escolha das fotos que vão para o álbum. É comum que os casais me relatem a dificuldade em fazer essa escolha. Dentre centenas (às vezes milhares) de fotografias tiradas em making of, cerimônia e festa, não é mesmo fácil selecionar apenas as melhores e mais importantes para serem impressas.

Pensando em ajudar os noivos e noivas nessa árdua tarefa, elaborei uma lista com oito dicas para escolher as fotos do seu álbum de casamento. Confira!

álbum de casamento

1- Entenda que o álbum de casamento é do casal

Muitos casais se angustiam na hora de montar o álbum porque querem agradar os convidados que estiveram presentes no evento. Há noivos que chegam a acrescentar fotos em que não saíram tão bem só porque desejam prestigiar outras pessoas. Porém é preciso lembrar que o álbum não é dos convidados ou da família, mas sim dos noivos. Os momentos retratados ali sempre serão mais importantes para o casal do que para qualquer outra pessoa. Então, não abra mão de ter uma foto que é especial para você em detrimento de outra que estará no álbum só para agradar a terceiros.

2- Estipule um prazo

É bastante comum que, por terem dificuldades em escolher as fotos, os casais acabem protelando a confecção do álbum. Para evitar que isso se torne um fardo, estipule um prazo para enviar a relação de fotografias escolhidas ao seu fotógrafo. Além disso, recomendamos que os casais não escolham tudo de uma só vez. Geralmente são tiradas muitas fotos e o processo pode se tornar cansativo demais, tornando chato um momento que deveria ser prazeroso.

3- Não deixe de incluir determinadas fotos

Em outro artigo já publicado no blog citamos quais tipos de fotos não podem faltar no seu álbum de casamento. Dentre elas estão a foto da entrada da noiva, da primeira dança dos noivos e fotos com os padrinhos. Para conhecer outros 16 tipos de fotos que não podem faltar, clique aqui!

álbum de casamento em florianópolis

4- Escolha seu método

Há dois métodos que indicamos na hora de definir as fotos que vão para o álbum: eliminação ou eleição. Na eliminação, o ideal é criar uma pasta no computador, copiar todas as fotos entregues pelo seu fotógrafo e, dessa pasta, deletar as fotos que você não quer. Já no método de eleição você também irá criar uma pasta no seu computador, mas irá copiar para lá apenas as fotos que gostou.

5- Crie uma linha do tempo

Depois de escolher seu método, separe as fotos por ordem cronológica dos acontecimentos, como se fosse uma linha do tempo do casamento. Por exemplo: reúna todas as fotos do making of, depois todas as fotos da entrada na igreja, e por aí em diante. Dessa forma você verá que muitas fotos contam o mesmo momento, então você irá escolher a que ficou melhor e poderá eliminar as demais. No final, imagine que uma pessoa que não ao casamento veja o álbum e se questione: a história do dia do meu casamento está contada e essa pessoa saberá como foi o evento vendo as fotos do álbum?

6- Equilibre as fotos

Após a seleção com base na linha do tempo, veja se o número de fotos de cada momento está equilibrado. Isso vai evitar situações como em que você tenha muito mais fotos da cerimônia do que da festa. Você pode optar por algumas fórmulas de proporção, como: 10% making of + 30% cerimônia + 30% fotos posadas e decoração + 30% festa.

álbum de casamento fotografia

7- Escolha fotos variadas

Para que seu álbum não fique monótono, tente mesclar, em uma mesma etapa do casamento, fotos que sejam posadas e espontâneas, de detalhes e de planos abertos. Por exemplo, no espaço reservado ao making of, tenha fotos do detalhe da maquiagem, mas também um flagra de um momento da noiva com a mãe ou madrinhas.

8- Aceite ajuda

É natural que mesmo após passar por todos esses filtros algumas fotos ainda nos deixe em dúvida se devemos ou não inseri-las no álbum. Para esses momentos, conte com a ajuda de outras pessoas. Com um olhar diferente, elas podem observar, nas imagens, itens que você não havia notado e que podem definir sua decisão. Além de pessoas próximas, seu fotógrafo pode ser um ótimo consultor, afinal ele também terá um olhar técnico sobre a qualidade da imagem.

álbum de casamento

Além de ensaios pré-wedding, trash the dress e cobertura fotográfica e filmagem de casamentos, a Guilherme Antunes Fotografia oferece aos noivos duas opções de álbum: clássico e premium. Ambos são produzidos com muito carinho, em material de alta qualidade e luxuosos como merecem as fotos do seu casamento. Entre em contato conosco, saiba a diferença entre as duas opções e peça um orçamento!

 

Veja mais:

Papel de Parede para Quarto em BH

Fotógrafo de casamento dá dicas de fotos que não podem faltar no seu álbum

Sensibilidade e emoção são fundamentais no making of de casamento

Fotógrafo dá dicas e ideias para ensaio de fotos pré-casamento

Técnica, sorte e sensibilidade: veja 10 fotos de casamento tiradas no momento perfeito

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Sou fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao longo de minha carreira, já participei de cursos e workshops com profissionais do México e Estados Unidos. Sigo constantemente me capacitando e me atualizando das últimas tendências do ramo.Integro o seleto grupo de melhores fotógrafos de casamento profissionais do mundo, escolhidos pela Internacional Society of Profesional Wedding Photographers (ISPWP). Também sou membro da associação Inspiration Photographers, que reúne os melhores fotógrafos e videomakers de casamentos da América Latina.Moro em Florianópolis (SC), onde realizo meu sonhos e aprecio os pequenos e belos detalhes da vida. Sou filho, marido e pai, e tenho em minha família a certeza do meu próprio “felizes para sempre”.

Os comentários estão encerrados.