Fotografias de família - Fotógrafo de Família Guilherme Antunes
WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Quer ajuda? Solicitar um ORÇAMENTO? Solicite aqui no Whatsapp!

As fotografias de família vai além do registro de um momento e pode ser o registro de uma vida. Com as novas tecnologias, fotografar ficou cada vez mais democrático. É normal que no celular de cada membro da família encontremos centenas de fotos do dia-a-dia dessas pessoas. Por outro lado, essa democratização faz com que as pessoas apostem menos a fotos de família mais produzidas e especiais.

Em tempos mais remotos, era comum que as famílias fizessem seus registros em imagens. Primeiro, em telas pintadas. Depois, com a fotografia. Esses registros eram feitos de tempos em tempo, e até hoje é comum que algumas famílias ainda tenha as imagens de seus ancestrais. São casos em que as fotos servem como documentário, testemunho, e são verdadeiras relíquias familiares.

Porém, com a fotografia cada vez mais acessível e as pessoas cada vez mais registrando momentos do cotidiano, a prática de fazer uma sessão de fotos de família foi sendo, infelizmente, deixada cada vez mais de lado.

Essa tendência começou a ser revertida há poucos anos, principalmente com o impulso de novos tipos de ensaios para bebês, como o new born ou o smash the cake, por exemplo. Mas o registro fotográfico da sua família não precisa parar na fase da infância.

Cada etapa da vida é importante, e não deve deixar de ser eternizada. Hoje em dia é comum até mesmo ensaios fotográficos de casais idosos que comemoram suas bodas ouro, diamante, etc.

Fotografia de Família na praia em Floripa.

Tipos de ensaios

E mesmo se tratando da comemoração de uma união de pessoas mais velhas, isso não quer dizer que o ensaio tenha que ser nos moldes tradicionais. Principalmente no exterior, há casais que optam por fotografias divertidas e bastante inusitadas.

Essa é uma grande mudança da fotografias de família contemporânea. Se antigamente o ensaio era engessado, com fotos dos integrantes da família reunidos e posando sérios para a câmera, hoje a sessão de fotos pode ser muito mais descontraída.

As fotografias nem sequer precisam ser posadas, podendo o fotógrafo adotar o estilo jornalístico, de retratar o que acontece sem interferir na cena, tendo como resultado fotos bem espontâneas. Também é possível fazer fotos posadas, mas sem a rigidez de antigamente. Os membros da família podem sorrir, movimentar, enfim, agir de forma mais natural.

Para as famílias mais ousadas, pode-se, inclusive, criar uma sessão de fotos temática. Outra opção é repetir poses de fotografias antigas com as mesmas pessoas já com idade mais avançada. A imaginação rola solta para criar situações divertidas.

 

Quando fazer?

Algumas pessoas ainda questionam: “Mas para quê fazer fotos sem um evento específico?”. Bom, as fotos que marcam etapas como aniversário de 15 anos, casamento, gravidez já são especiais por si só. Mas quando uma família opta por fazer um ensaio fotográfico sem nenhum motivo específico o próprio ensaio pode se tornar o motivo especial.

Além disso, a sessão de fotos em família pode se tornar uma tradição periódica. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, muitas famílias têm o costume de fazer fotos todos os anos, no período do Natal, para enviar as fotografias como cartões nessa época de festividades. Com isso, ao longo dos anos, as famílias acabam tendo um registro muito legal do crescimento das crianças.

Fazer uma sessão de fotos em família é algo divertido, desde a preparação para fazê-lo (com a escolha de ambientes, roupas e maquiagem, por exemplo) e também serve para integrar as pessoas. É comum que durante um ensaio, mesmo aqueles mais tímidos, acabem se soltando e deixando transparecer emoções que à vezes ficam retraídas no dia-a-dia. Nesse sentido, uma sessão de fotos de família também serve também para fortalecer os laços familiares.

Fotografias de Família em Florianópolis

A escolha do profissional

Para fazer fotografias de família é preciso contratar um profissional qualificado. O fotógrafo deverá ter experiência no que se chama de “direção de cena”. Esta prática serve para orientar as pessoas que estão sendo fotografadas para que se posicionem melhor ângulo, ou façam determinada ação. A direção de cena em fotos de família é extremamente necessária, pois, quanto mais elementos em movimento, mais complicado capturar a fotografia perfeita (sem que ninguém esteja piscando, por exemplo).

Além disso, é fundamental optar por um fotógrafo com quem a família se sinta à vontade e que saiba como se comportar de forma respeitosa e agradável. Isso é importante para qualquer tipo de ensaio, mas nos casos de fotos em família deve ser ainda mais observado porque é mais difícil lidar com um grupo de pessoas do que com uma ou duas.

Também é preciso que o profissional tenha sensibilidade para identificar quando uma pessoa não possui tanta familiaridade com as câmeras. Em fotos com grupos maiores é mais provável encontrar alguém que não goste de ser o centro das atenções e ser fotografado. Por isso, o fotógrafo deverá ser compreensivo e tomar atitudes que deixe essa pessoa mais à vontade para, assim, garantir que todos fiquem bem nas imagens registradas.

Fotografias de família

Por quê é especial?

Em uma época em que vivemos uma rotina tão corrida e absorvemos tantas informações é comum deixarmos de dar a devida atenção ao que é essencial. Dedicar um momento à família é algo cada vez mais difícil. Por isso, hoje, quando se dedica uma sessão de fotos para registrar a união familiar, estamos fazendo um esforço ainda mais especial.

Aliás, a fotografia é mágica porque não é apenas o resultado final que importa. Todo o processo de tirar as fotos já é muito especial para as famílias. Entre um clique e outro, estreita-se relacionamentos, faz-se carinhos com um olhar ou um sorriso.

Depois, no processo de escolha das melhores fotos a família ainda poderá reviver o dia do ensaio e se surpreender com o resultado das imagens. É uma atividade cheia de surpresas e emoções que, mais uma vez, vai unir os membros da família em torno de um só propósito.

Com as fotografias já impressas, também é muito prazeroso o ritual de manusear as fotos, escolher um belo porta-retrato e ter aquela recordação em nosso cotidiano. Por fim, perpetua-se aquelas imagens, que contam a história de uma vida em conjunto.

A fotografia de família nos ajuda a construir memórias. Algumas delas ficam impressas no papel. Outras, só na cabeça. Todas, muito especiais.

Fotografias de família