Fotografia atemporal, entenda a importância de investir em fotografia de casamento.
24 de junho de 2016Fotografia de Casamento em Urussanga de Eloiza e Renato
4 de agosto de 2016Vocês certamente já repararam que no ramo de casamentos . Essas tendências rendem pautas para as revistas e blogs especializados no assunto, são exibidas em feiras de casamento e atraem bastante atenção, pois surpreendem os convidados das cerimônias. Algumas têm seu auge em dois ou três e anos e logo são esquecidas. Outras, acabam ficando na lista de itens indispensáveis em um casamento e se tornam tradições.
Embora com uma periodicidade menor, a fotografias de casamento também tem seus modismos. Essas tendências se refletem no estilo de fotografia, nos equipamentos utilizados e até mesmo nas poses feitas pelos casais orientados pelos fotógrafos.
Porém, o que sempre faço questão de ressaltar para os noivos que me contatam é a importância de escolher um fotógrafo com um estilo atemporal. Quem nunca olhou fotos antigas e se arrependeu de ter usado uma roupa que era moda na época e hoje em dia já é considerada cafona? Isso é muito comum e natural.
Mas quando falamos de um momento que é ímpar em nossas vidas, como é o caso do seu casamento, ninguém quer olhar para as fotos da ocasião e se arrepender, não é mesmo?
Por isso, defendo a fotografia de casamento com um estilo atemporal. O objetivo é que você tenha segurança de que daqui a 50 anos o que se destacará nas fotos não será a moda da época da cerimônia, mas sim os sentimentos e a história de amor daquele momento.
Entretanto, não há necessidade de ser radical. Optar por um estilo de fotos atemporal não quer dizer que você não poderá ter nenhuma tendência atual no seu casamento. Um bom fotógrafo saberá mesclar as tendências vigentes com com fotos menos datadas, de forma que você terá uma boa variedade de fotografias para cobrir todas as suas necessidades e sonhos.
Saiba identificar os estilos da fotografia de casamento
Um dos estilos mais antigos da fotografia de casamento é o tradicional, muito utilizado até os anos 90. Nele, o fotógrafo interfere bastante nas fotos, produzindo e dirigindo as cenas, que são posadas. O resultado são fotos bonitas, mas que limitam a visão do que realmente foi o casamento, pois há pouco ou nenhum espaço para espontaneidade dos noivos e seus convidados.
Fotografias de Casamento
Já a fotografia artística tem uma pegada mais moderna e virou tendência a partir dos anos 2000. Nesse estilo fotográfico, o profissional também interfere nas fotos, mas de forma menos tradicional. Ou seja, as poses dirigidas, mas de forma a ficarem irreverentes. Além disso, o ambiente das fotos pode ser totalmente incomum ao de casamentos. Para identificar de forma mais fácil esse estilo, faça um exercício: reflita se o casal que está na foto poderia ser substituído por modelos fotográficos. Se a resposta for sim, a probabilidade do estilo ser artístico é alta.
Outro estilo ainda em voga é o fotojornalismo. Ele se difere bastante dos primeiros porque não há interferência do fotógrafo na cena. O profissional irá retratar a realidade como ela é, sem combinar poses. No final, você terá um retrato fiel do casamento, mas sem fotos posadas, o que pode acabar deixando alguma pessoa importante de fora do álbum.
Como escolher o fotógrafo de casamento
Na hora de escolher seu fotógrafo de casamento é preciso estar bem informado se o estilo do profissional é aquele que você busca e se identifica. Além de conversar bastante com o fotógrafo, veja o portfólio dele com atenção. Ali você poderá ver de forma concreta como o estilo do profissional se revela nas fotografias.
Conversar com seu fotógrafo sobre isso e mostrar referências de como imagina as fotos do seu casamento é um ótimo caminho para deixá-lo mais seguro e, consequentemente, os noivos também.