Ensaio pré-wedding Florianopolis | Liriane e Rodrigo
8 de janeiro de 2015Ensaio pré-wedding em Florianópolis | Fotos pré-wedding – Carol e Ozaias
4 de fevereiro de 2015FOTOGRAFANDO SENTIMENTOS VERDADEIROS.
Imagine um jovem casal, planejando seu casamento, cheios de amor, paixão e romance. Eles embarcam na maior aventura da suas vidas, diante de um futuro cheio de promessas, esperanças e sonhos.
Agora uma questão. Se você for um fotógrafo, como você poderia registrar o amor deles, de uma forma que após anos eles pudessem olhar para trás e imediatamente trazer de volta toda aquela emoção? Fotografando sentimentos.
Para muitos de nós fotógrafos, existe uma preocupação demasiada somente com a estética e a técnica fotográfica aplicada à imagem. A prioridade é que a foto esteja correta nesses aspectos, seja nos ensaios ou no dia do casamento.
Mas acho que não é bem por aí. Acredito que quando vamos fazer o ensaio dos noivos, eles têm uma história a ser contada. Não consiste em fotografar apenas eles pulando e sorrindo para a câmera. Ou qualquer coisa sendo feita puramente por causa da câmera.
Não podemos pedir para eles simplesmente “agora vamos fingir que o fulano disse algo engraçado”. Essas imagens não mostrarão algo natural. Tais fotografias não serão sobre o casal, mas sim sobre o que o fotógrafo pediu para eles fazerem.
Nestes registros, os casais são atores e modelos, que são totalmente substituíveis. Porque não importa quem seja o casal, eles podem seguir ordens. O resultado são poses, muitas vezes, bonitas, mas artificiais, e nada mais.
Imagino que os sentimentos particulares dos dois, que um tem pelo outro, são mistérios que só eles sabem quando estão sozinhos, como se atrás de uma porta.
E é como se eu estivesse colocando minha câmera através de uma pequena fresta da porta, dando uma pequena espiadinha no relacionamento, fotografando sentimentos e capturando o amor como ele realmente é.
Descobri que é melhor mergulhar no casal, em seus sentimentos, ao invés de lhes só atribuir tarefas ou dar comandos a executar.
E advinha só? A mágica acontece quando os casais se aprofundam em seus sentimentos em vez de se concentrarem em atuar para a câmera.
É algo incrível. Chega um momento em que coisas intensas acontecem e isso mostra realmente como eles são e o carinho que eles tem um pelo outro. É nesta hora que saem as melhores fotos.
Pode ser uma expressão, um olho no olho, ou como os lábios suavemente se mexem. A inclinação de uma cabeça. De repente, há uma expressão de total e absoluta serenidade, amor, paixão, coração, o que quer que seja. Irradia.
É difícil descrever em palavras. Mas quando vejo esse momento singular revelar-se, é de tirar o fôlego.
Porque é real. É realmente verdade e o momento transcende.
E é esse instante que eu quero captar através das minhas fotos e manter como um tesouro para sempre. Eles nem tem consciência de que isso acontece. Não é um ato consciente. De fato, não pode ser posado, não pode ser ensaiado.
Alguns irão rir de mim, mas estou fazendo o que realmente gosto e acredito: fotografando sentimentos. O reflexo disso está nas imagens.
E cada casal que me dá a oportunidade de ter contato com seus sentimentos me ensina algo.
Eu queria que fosse simples despertar nas pessoas uma expressão intima e maravilhosa vinda de suas almas e de repente aquele momento está além das palavras. Mas não acontece dessa forma.
Talvez seja isso que faça com que esses momentos sejam ainda mais belos e significativos para capturar eternamente em uma fotografia.
Guilherme Antunes
Solicite seu orçamento no formulário abaixo