Categories: Dicas

Elopement Wedding em Florianópolis

Você conhece a expressão Elopement Wedding em Florianópolis? A palavra em inglês vem do termo “to elope”, que significa fugir e não voltar ao ponto de origem. Porém, coloquialmente, o termo elopement é mais usado para se referir a um casamento realizado de forma secreta, impulsiva ou “a dois”.

Confira as dicas sobre Elopement Wedding em Florianópolis

Antigamente o Elopement Wedding era muito utilizado por casais que não tinham o apoio da família para a união ou mesmo por amantes que fugiam para se casar. Hoje em dia, com cada vez menos interferência familiar na decisão por casar ou não, a motivação para o elopement mudou e mais e mais casais optam por esse tipo de casamento de forma espontânea.

Elopement Wedding em Florianópolis

Os motivos que levam um casal a escolher fazer o elopement podem variar: alguns buscam por ter na cerimônia um momento íntimo do casal, outros já se casaram da forma tradicional com outras pessoas e não sentem necessidade de seguir o rito mais uma vez, e também há noivos que querem economizar, mas sem abrir mão de um ritual que celebre a união.

Em alguns casos, os noivos vão para outra cidade e até para um país diferente para fazer o casamento, numa espécie de fuga, como define a origem da palavra.  opção por casar em outro local geralmente é a escolhida porque os noivos preferem evitar que outras pessoas apareçam de surpresa, achando que agradaria os noivos, o que na maioria das vezes não é verdade. Mas “fugir” não é essencial para o elopement contemporâneo, que pode ser realizado na própria cidade do casal.

Também é mais comum que o casamento seja celebrado apenas com noivo e noiva. Porém há casos em que os pais ou amigos muito próximos participam, mas sempre em número bastante reduzido.

Elopement Wedding em Florianópolis

E no quesito economia o elopement wedding realmente pode ser uma ótima opção, pois é possível reduzir muito os gastos em artigos que pesam no orçamento do evento, como o buffet. Por outro lado, os casais que escolhem essa modalidade podem investir mais no registro do casamento, algo que ficará eternizado.

Aliás, a fotografia e filmagem de casamento passa a ser ainda mais importante nos elopement weddings. É que os noivos não terão, por exemplo, a oportunidade de ver as fotos tiradas por convidados. Dessa forma, as fotografias e filmagens feitas pela equipe de profissionais serão os únicos registros da cerimônia.

Fotografia em Florianópolis

O investimento em fotografia e filmagem também se justifica porque muitos casais usam as fotos e/ou vídeos da ocasião para anunciar que se casaram. Quando um casal faz um elopement wedding, as fotografias não são importantes apenas para eles, mas também para quem não estava lá, principalmente pais e amigos próximos. Imagine que os noivos, obviamente, terão a oportunidade de viver o momento, mas para os demais essas as fotos e vídeos serão a única forma de vivenciar o casamento.

Outra vantagem do elopement wedding no âmbito da fotografia é que com uma cerimônia mais intimista o fotógrafo poderá se dedicar exclusivamente a fotografar os noivos e suas emoções. Assim, as fotos ficam ainda mais pessoais e retratam melhor a intimidade do casal.

Fotógrafo de Casamentos

Além disso, uma prática como dos casais que fazem o elopement é aproveitar que não terão uma festa depois da cerimônia para dedicar mais tempo a um ensaio fotográfico. A sessão de fotos pode, inclusive, ser no estilo trash the dress, outra tendência em casamentos e que é muito utilizada por casais inovadores.

Elopement Wedding em Florianópolis

Guilherme Antunes @gui_antunes

Sou fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao longo de minha carreira, já participei de cursos e workshops com profissionais do México e Estados Unidos. Sigo constantemente me capacitando e me atualizando das últimas tendências do ramo. Integro o seleto grupo de melhores fotógrafos de casamento profissionais do mundo, escolhidos pela Internacional Society of Profesional Wedding Photographers (ISPWP). Também sou membro da associação Inspiration Photographers, que reúne os melhores fotógrafos e videomakers de casamentos da América Latina. Moro em Florianópolis (SC), onde realizo meu sonhos e aprecio os pequenos e belos detalhes da vida. Sou filho, marido e pai, e tenho em minha família a certeza do meu próprio “felizes para sempre”.

Share
Guilherme Antunes @gui_antunes

Últimos posts

Ensaio pré-casamento de Thais e Walmor na Vinícola Abreu Garcia

O Ensaio pré-casamento de Thais e Walmor na Vinícola Abreu Garcia foi maravilhoso, tivemos uma manhã surpreendente! Foi tão maravilhoso, sorrimos…

3 meses ago

10 dicas sobre fotos de casamento para noivas

Fotógrafo dá 10 dicas sobre fotos de casamento para noivas   Você conhece o termo “bridezilla”? É uma forma de…

8 meses ago

Fotografia de Casamento em Timbó – Rackel e Chico

Desde o primeiro contato que tive com esse casal fui avisado de que o casamento deles não seria dos mais…

8 meses ago

Mini wedding Florianópolis | Taynã e Júlio Iluminado por fortes emoções.

Meu grande objetivo na fotografia de casamentos é contar histórias de amor e eternizar sentimentos, e nesse Mini wedding Florianópolis consegui…

10 meses ago

Fotografias de Casamentos Florianópolis de Elisa e Gustavo | Sentimentos puros e verdadeiros.

O amor é simplesmente lindo! Respira fundo, e veja essas Fotografias de Casamentos de Elisa e Gustavo. Essas fotos transbordaram emoções…

1 ano ago

Fotos de casamento de Janine e Diego no hotel Costa Norte em Florianópolis

"Dia de luz, festa de sol E o barquinho a navegar No macio azul do mar, tudo é verão o…

1 ano ago