Como escolher seu fotógrafo de casamento? Veja dicas de como escolher.
Como contratar uma assessora para o seu casamento
Como contratar uma assessora para o seu casamento.
15 de novembro de 2017
5 dicas para escolher o melhor fotógrafo de casamento.
2 de janeiro de 2018
Veja mais

Como escolher seu fotógrafo de casamento?

Mini wedding Florianópolis

Escolher o fotógrafo de casamento é um passo importante no planejamento do seu evento. Ele, mais do que todos os outros fornecedores da festa, será o responsável por garantir que este momento seja relembrado eternamente. Pensando nisso, venho compartilhar algumas dicas de Como escolher seu fotógrafo de casamento ideal para você, confira!

 Dicas: Como escolher seu fotógrafo de casamento

O primeiro passo é saber o que você quer. Busque referências, faça um intenso trabalho de pesquisa por uma fotografia de casamento que combinem com seu estilo e com o estilo do seu casamento.

Veja no Vídeo abaixo, o que a FOTOGRAFIA pode transmitir no dia do seu casamento. Sentimentos, emoções puras e VERDADEIRAS.

Em seguida, vá atrás de profissionais no mercado próximo a você que possam atender à demanda deste estilo que você se identifica. Amigos e familiares que já se casaram podem ser uma boa fonte de recomendações. Mas não precisa parar por aí: você pode encontrar profissionais em feiras especializadas em casamento ou outros eventos semelhantes, publicações impressas e digitais sobre o tema além de blogs e sites sobre casamentos.

Como escolher seu fotógrafo de casamento

Como escolher seu fotógrafo de casamento – Fotógrafos em Florianópolis

Se você tiver uma assessora, pergunte se ela tem alguma recomendação. Por já estar no mercado de casamentos, na maioria das vezes, ela já conhecerá bons profissionais para te recomendar. Se já existir uma parceria entre eles, isso facilitará, inclusive, o trabalho e a comunicação entre os dois profissionais durante o evento.

Ao encontrar o fotógrafo que combine com seu estilo, busque conversar com outras pessoas com quem ele tenha trabalhado. Se informe sobre a conduta do fotógrafo, sobre o cumprimento de prazos e a qualidade do trabalho.

 

Como escolher seu fotógrafo de casamento

Como escolher seu fotógrafo de casamento

Pergunte como foi a postura do profissional desde o primeiro contato até a entrega das fotos. Dessa forma, você saberá o que esperar do fotógrafo.

 

Gostando das dicas de Como escolher seu fotógrafo de casamento? Confira mais abaixo.

A importância da compatibilidade entre noivos e fotógrafo

Se o que ouviu sobre o profissional lhe agradou, chegou a hora de marcar uma conversa para pedir um orçamento e conhecê-lo melhor. Nessa conversa, é fundamental que você seja você mesma e seja também franca com o fotógrafo. Quando mais liberdade tiverem um com outro, mais fácil será identificar se a personalidade de vocês é compatível. 

Essa compatibilidade é essencial, pois o fotógrafo de casamento é alguém que estará com você de forma muito próxima em um dos dias mais importantes de sua vida. Em uma situação de estresse, o fotógrafo poderá ser uma das pessoas a te ajudar.  

Da mesma forma, se você não se derem bem, o clima não será bom no dia do casamento. Além de poder promover a tal situação de estresse, com certeza você não se sentirá à vontade para fazer fotos e nem o fotógrafo terá a inspiração necessária para fazer seu trabalho. 

Como contratar uma assessora para o seu casamento

Como contratar uma assessora para o seu casamento

Uma boa forma de ter mais intimidade com o profissional no dia do casamento é fazendo um ensaio pré-casamento. Depois de uma sessão de fotos ele conhecerá melhor o casal, seus costumes e poderá usar essa experiência para produzir fotografias mais intimistas.

Escolher seu fotógrafo de casamento?

Frustrações e expectativas

Uma grande frustração das noivas é a de contratar o fotógrafo errado para o casamento. Muitas, inclusive, têm o sonho de contratar determinado profissional, mas quando chega o momento de fechar o contrato, acabam optando por outro. O motivo pode ser falta de disponibilidade do tão sonhado fotógrafo, ou mesmo questões financeiras. 

É preciso ter em mente que, se não é possível contratar o fotógrafo dos sonhos, os noivos terão que readequar suas expectativas e se sentir em paz com a escolha. Manter a expectativa alta, ou mesmo esperar um trabalho semelhante ao do outro profissional, é frustração na certa. Cada profissional tem um estilo próprio, único. 

Se o problema for com as datas, tente flexibilizar. Já se a questão é financeira, abra o jogo com o fotógrafo, pois assim ele poderá avaliar a possibilidade de parcelamentos, por exemplo. Dessa forma, ele não perderá o trabalho e você não perderá a fotografia de casamento dos seus sonhos.

Como contratar uma assessora para o seu casamento

Como contratar uma assessora para o seu casamento

Caso seja mesmo impossível contratar o profissional que você gostaria de contratar, tenha uma conversa franca com sua segunda opção de fotógrafo. Ele tem o direito de saber suas expectativas, pois um trabalho que frustre os noivos pode sair caro para o profissional.

 

Casamento único, fotos também

Da mesma forma que o trabalho de cada fotógrafo é único, seu casamento também será único. Pedir ao fotógrafo uma foto exatamente igual à que você tenha visto de outro casamento pode até render um click legal, mas você nunca irá obter o mesmo resultado.

Enviar referências do que você acha interessante ao seu fotógrafo é legal, mas não espere que ele faça um trabalho idêntico. Você pode dar ideias, sem pedir que ele copie o trabalho de outro profissional. Além de ser anti-ético, você estará minando a criatividade do seu fotógrafo. Confie no trabalho dele, afinal você o escolheu. Se não está segura, melhor buscar outro profissional.  

Outro ponto importante para garantir que seu fotógrafo será sua melhor escolha é deixar todos os detalhes claros em contrato. Dentre eles, estipular um horário de trabalho para o fotógrafo de forma que ele não se desgate e consiga manter a inspiração para tirar boas fotos.

Gostou das dicas? Se interessou em nosso trabalho? Estamos a disposição para lhe atender. Preencha formulário abaixo para receber seu orçamento.

 

 

 

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Sou fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao longo de minha carreira, já participei de cursos e workshops com profissionais do México e Estados Unidos. Sigo constantemente me capacitando e me atualizando das últimas tendências do ramo.Integro o seleto grupo de melhores fotógrafos de casamento profissionais do mundo, escolhidos pela Internacional Society of Profesional Wedding Photographers (ISPWP). Também sou membro da associação Inspiration Photographers, que reúne os melhores fotógrafos e videomakers de casamentos da América Latina.Moro em Florianópolis (SC), onde realizo meu sonhos e aprecio os pequenos e belos detalhes da vida. Sou filho, marido e pai, e tenho em minha família a certeza do meu próprio “felizes para sempre”.

Os comentários estão encerrados.