Como escolher a decoração do seu casamento: 5 Dicas para realizar a celebração dos seus sonhos | Guilherme Antunes - Fotógrafo em Florianópolis
Pré-Casamento Florianópolis
Ensaio Pré-Casamento Florianópolis Cynthia e Sandro
21 de outubro de 2015
seleção de músicas para casamento
Seleção de Músicas para Casamento
12 de novembro de 2015
Veja mais

Como escolher a decoração do seu casamento: 5 Dicas para realizar a celebração dos seus sonhos

O casamento é a celebração de uma história de amor, é um dos momentos mais importantes da vida de qualquer casal, o momento em que eles unem suas vidas e juram amor eterno.

Certamente é um momento cheio de simbolismo e emoção. O casamento é a representação da vida e da história do casal. E é através da decoração que o casal transmite as suas emoções, sentimentos e sonhos às pessoas que eles próprios escolheram para partilhar com eles esta importante festa.

Assim, a decoração torna-se muito importante na organização do casamento em geral e passa a ser um reflexo da essência do casal. Por isso, é tão importante escolher bem que tipo de decoração terá o dia mais importante de suas vidas. A cor que melhor refletirá a sua personalidade, o ambiente que os elementos decorativos vão recriar e que ficará na sua mente por toda a vida.

Para ajudá-los a tornar este momento ainda mais especial, aqui neste artigo ensinamos alguns pontos importantes de como escolher a decoração do seu casamento, através de 5 dicas para realizar a celebração dos seus sonhos.

5 Dicas para realizar a celebração dos seus sonhos

Pense no estilo e personalidade do casal

A noiva e o noivo são os personagens principais da história. Mas muitos casais têm dificuldade em decidir sobre um estilo específico para o grande dia. Decidir um único estilo é uma tarefa difícil e por isso, às vezes, cometemos o erro de misturar vários tipos de decoração, e a festa acaba não tendo um estilo bem definido.

O mais importante é identificar gostos pessoais e, a partir daí, detectar quais são os pontos em comum. Se seus gostos não combinam, eles devem tentar encontrar um meio-termo no qual a neutralidade desempenhe um papel muito importante.

Neste processo é muito importante aprender a ceder, ouvir as ideias do outro e pensar que se trata de uma celebração a dois, que de forma alguma deve se tornar um reflexo da personalidade dominante de apenas de uma pessoa.

Nesse momento, eles devem levar em consideração as vozes dos especialistas e serem avisados ​​pela sua organizadora de casamentos ou pelos responsáveis ​​pelo local. Claro, é importante deixar sempre claro que o estilo do casal é o que deve reinar no grande dia e que embora queiram ser avisados, a última palavra será sempre sua como casal.

Também não é uma boa ideia deixar que os gostos ou conselhos de sua família ou amigos influenciem muito sua decisão final.

O melhor é aproveitar o tempo e tentar ser verdadeiro consigo mesmo e, a partir daí, iniciar a grande jornada que será a escolha da decoração do casamento, a qual ficará eternizada no ensaio fotográfico.

Leve em consideração o local do casamento

O estilo da noiva e do noivo sempre influencia na escolha do local, mas é difícil um local atender plenamente aos desejos do casal. Por isso, devem procurar adaptar-se ao local do casamento, ao espaço que tem e ao estilo da sala ou jardim, sem perder aquele toque pessoal que fará com que um espaço vazio se torne o cenário perfeito para a celebração do seu amor.

O estilo do casamento e o local onde será realizado andam totalmente de mãos dadas, se o grande dia for celebrado num ambiente de praia, o casamento será descontraído sem perder a elegância e a decoração deve ser simples para deixar sobressair à beleza do meio ambiente.

Nesse sentido, a escolha da decoração do casamento pode ser facilitada se você se basear no local do casamento e no tipo de paisagem ou ambiente em que será realizado. No caso de se casarem em ambiente rural ou natural, podem aproveitar os estilos boho chic ou country em que se utilizam elementos do ambiente para fazer a decoração. Neste caso, a iluminação deve ser reduzida para criar um ambiente romântico com um toque sofisticado.

Para casamentos na cidade, seja em salão, museu ou restaurante, a decoração será mais elegante, embora estes tipos de cenários permitam mais jogos com cores ou elementos decorativos, podendo optar por um casamento totalmente branco, em que os grandes protagonistas são as flores, como rosas ou gardênias.

Se o que você quer é um ar vintage, cores pastéis como rosa empoeirado ou azul claro são ideais e você pode acompanhá-los com elementos do passado que dão um toque de personalidade, como lustres, louças ou vasos de flores que tiveram uma longa vida e conte uma história para você.

Em qualquer caso, ambiente, lugar e estilo pessoal formam um todo que estabelece as bases da decoração final.

Você pode acessar o site de algumas lojas para verificar itens de decoração, a Mobly é confiável e oferece ótimos descontos.

Determine a estação do ano

Cada uma das características que engrandecem as estações do ano pode servir para determinar a decoração do seu grande dia.

Embora o estilo do casamento não precise ser determinado 100% pela estação do ano, cada um deles tem sua beleza e personalidade, que podem ser utilizadas a favor do seu casamento.

Na primavera, sem dúvida o elemento principal serão as flores, deve-se levar em conta que nesta estação do ano as flores são mais abundantes e, portanto, menos caras. Elas também irão preencher o seu casamento com uma atmosfera fresca e colorida.

No verão, os casamentos ao ar livre ganham força, especialmente ao anoitecer, quando a noite cai e a iluminação se torna fraca e romântica. Árvores, plantas e jardins podem ser o cenário ideal para casamentos nessa época.

No outono e no inverno, as cores quentes tornam-se importantes, os elementos decorativos de estilo vintage tornam-se uma opção quase natural.

Ouça os especialistas

Você deve escolher muito bem quem serão seus fornecedores, saber como eles funcionam e quanta liberdade eles vão te dar para escolher a decoração que mais gosta.

Alguns espaços de celebração têm regras muito rígidas que limitarão as suas opções na escolha da decoração. Na verdade, são cada vez mais os espaços que têm a sua própria equipe de decoração e exigem que se encarreguem de organizar o ambiente.

Antes de se encontrar em uma situação sem volta, é melhor se informar, perguntar e conversar sobre tudo com antecedência. Certifique-se de que sua participação nas decisões do casamento seja, pelo menos, bastante importante, se não completa. Tudo deve girar em torno do casal e suas decisões, caso contrário, repensem o lugar que você vai escolher para comemorar seu grande dia.

Defina um orçamento

Depois de definir o estilo do seu casamento e de ter escolhido os profissionais que vão aconselhar e ajudar, é hora de estabelecer um orçamento específico para a decoração.

O preço com certeza irá variar dependendo dos elementos que você escolher, do tamanho do local e do tema do casamento. Isso poderia fazer com que as despesas disparassem e que acabassem gastando demais nesta parte da organização.

Sempre recomendamos que você procure uma equipe de profissionais para este aspecto do casamento.

Se o aspecto econômico não é problema para si, pode dar asas à imaginação e ter exatamente o que pretende, se pelo contrário o seu orçamento for limitado, pode recorrer ao DIY e participar na criação dos elementos decorativos. De qualquer forma, se imprimirem sua personalidade e estilo, o resultado com certeza será exatamente o que sonharam.

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Sou fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao longo de minha carreira, já participei de cursos e workshops com profissionais do México e Estados Unidos. Sigo constantemente me capacitando e me atualizando das últimas tendências do ramo.Integro o seleto grupo de melhores fotógrafos de casamento profissionais do mundo, escolhidos pela Internacional Society of Profesional Wedding Photographers (ISPWP). Também sou membro da associação Inspiration Photographers, que reúne os melhores fotógrafos e videomakers de casamentos da América Latina.Moro em Florianópolis (SC), onde realizo meu sonhos e aprecio os pequenos e belos detalhes da vida. Sou filho, marido e pai, e tenho em minha família a certeza do meu próprio “felizes para sempre”.

Os comentários estão encerrados.