Álbum de fotos de casamento | Fotolivro ou encadernado?
pre-wedding
Ensaio pré-wedding Paulina e Alceu | Florianópolis – SC | Fotógrafo de Casamentos
14 de junho de 2016
Fotografia Documental para Casamentos
Fotografia atemporal, entenda a importância de investir em fotografia de casamento.
24 de junho de 2016
pre-wedding
Ensaio pré-wedding Paulina e Alceu | Florianópolis – SC | Fotógrafo de Casamentos
14 de junho de 2016
Fotografia Documental para Casamentos
Fotografia atemporal, entenda a importância de investir em fotografia de casamento.
24 de junho de 2016
Veja mais

Fotolivro ou encadernado? Saiba como escolher o álbum de fotos de casamento!

Álbum de fotos de casamento

Você já sabe da importância que tem não abrir mão de um álbum de fotos de casamento, certo? (se não, clique aqui!) Tomada essa decisão, é hora de definir como será o seu álbum e, por isso, no post de hoje, quero esclarecer algumas dúvidas dos clientes quanto aos tipos de álbum disponíveis para impressão de fotografias.

Assim como a fotografia em si sofreu grandes transformações nos últimos tempos, a impressão em álbum também já não é mais a mesma que a 20 anos atrás. Atualmente, a maioria dos fotógrafos trabalha com duas opções de álbum: o photobook, também conhecido como fotolivro, e o álbum fotográfico encadernado.

Suas diferenças estão no modo de fabricação, acabamento e tipo de papel. Suas características fazem com que os dois possuam prós e contras e podem servir a distintas necessidades. Por isso, é importante ter em mente qual o objetivo do casal com o álbum.

Veja a diferença entre essas duas opções a seguir!

Álbum de fotos de casamento

Álbum de fotos de casamento

Álbum encadernado

fotos de casamento

Esse modelo é o mais tradicional. Suas folhas possuem gramatura maior, que são impressas apenas de um lado. Para que as páginas tenham fotos impressas na frente e verso, as folhas são coladas umas nas outras, deixando o álbum montado com uma gramatura entre 600g e 800g. O acabamento é do tipo laminação, que confere maior durabilidade à impressão.

Como é feita artesanalmente, a capa do álbum encadernado possui mais possibilidades de personalização. Geralmente são feitas capas mais trabalhadas e com materiais nobres, como madeira, couro, acrílico, tecido, dentre outros.

Outro diferencial do álbum encadernado é que ele possui um estojo de proteção com maior resistência e sofisticação. Assim como as capas, o estojo é feito com cuidado e pode ser produzido em materiais nobres que vão conferir ainda mais durabilidade ao álbum.

O encadernado é um álbum mais pesado e que leva mais tempo para ficar pronto, mas ao mesmo tempo mais resistente e duradouro. Além disso, a imagem possui uma resolução superior, que deixará suas fotos ainda mais bonitas. É ideal para quem procura um álbum sofisticado e de alta qualidade, para ser passado de geração a geração.

Fotolivro de casamentos

Álbum de fotos de casamento

Photobook ou fotolivro

Impresso em papel couchê (bastante usado em livros sobre fotografia, por exemplo), o photobook é um álbum moderno, que combina com casais inovadores. A gramatura do papel varia entre 60g e 350g, bem mais fina do que a do álbum encadernado e, consequentemente, muito mais leve. O acabamento do papel é feito em verniz, um processo que tem um resultado bonito, mas menos durável.

A capa do photobook é mais fina e flexível que a de um álbum encadernado. Por ser uma opção mais simples, a proteção também é menos requintada, geralmente usa-se uma caixa ou luva em tecido.

O fotolivro oferece maior praticidade para quem deseja levar o álbum para mostrar as fotos para amigos e familiares. Por outro lado, se não for manuseado com cuidado, suas páginas podem se dobrar mais facilmente que as de um álbum encadernado, reduzindo sua durabilidade.

Conclusão

Como pudemos ver, os dois produtos têm diferentes características que podem ser, simultaneamente, positivas e negativas. Não existe uma opção melhor ou pior. O que existe é uma opção que se encaixe melhor nas suas necessidades.

O photobook pode ser uma opção mais prática e com um custo menor, mas, ao mesmo tempo, pode não oferecer uma longa durabilidade se não for bem cuidado. Por outro lado, o álbum encadernado é sinônimo de tradição e sofisticação, mas requererá mais tempo e dinheiro para ficar pronto.

Na hora de optar pelo fotolivro ou álbum encadernado, o casal tem que refletir qual o uso que o álbum terá não apenas a curto prazo, mas daqui a muitos anos. Por exemplo, se o casal pretende levar o álbum para que amigos e familiares possam ver as fotos da cerimônia, um fotolivro pode ser bem mais prático. Já um casal que valoriza mais o fato de o álbum poder se mostrado para filhos e netos, o álbum encadernado oferece maior durabilidade.

Em alguns casos, compensa até mesmo fazer duas impressões das fotografias: uma em fotolivro e outra em um álbum encadernado. Dessa forma, o casal terá um álbum mais prático, para mostras as fotos aos amigos e familiares logo após o casamento, e outro mais resistente, que ficará para os momentos mais importantes e será visto pelas próximas gerações de uma família que teve início ali.

 

 

Vamos juntos tornar o seu casamento um sonho: Fotografia de Casamento

Guilherme Antunes
Sou fotógrafo profissional graduado com honras pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao longo de minha carreira, já participei de cursos e workshops com profissionais do México e Estados Unidos. Sigo constantemente me capacitando e me atualizando das últimas tendências do ramo. Integro o seleto grupo de melhores fotógrafos de casamento profissionais do mundo, escolhidos pela Internacional Society of Profesional Wedding Photographers (ISPWP). Também sou membro da associação Inspiration Photographers, que reúne os melhores fotógrafos e videomakers de casamentos da América Latina. Moro em Florianópolis (SC), onde realizo meu sonhos e aprecio os pequenos e belos detalhes da vida. Sou filho, marido e pai, e tenho em minha família a certeza do meu próprio “felizes para sempre”.

Comments are closed.